Acne

Doença que afeta o aparelho pilossebáceo, apresentando predisposição individual associada a características genéticas, hormonais e comportamentais. Possui vários graus de intensidade, sendo seu tratamento diverso, baseado no uso de tópicos, esfoliações químicas, medicações orais e associações das mesmas.

Calvície

A perda de cabelo é uma queixa muito comum atualmente, tanto por parte dos homens, como das mulheres. Existem várias causas para a calvície, mas sem dúvida, a que mais gera a busca ao dermatologista é a alopecia androgénetica. Essa tem fatores genéticos e hormonais associados, possuindo uma necessidade de tratamento prolongado e, preferencialmente, nas fases precoces da alopecia.

Dermatite Seborréica

Dermatite crônica que acomete cerca de 5% da população mundial, de caráter constitucional. Pode estar associada a colonização por fungo (Malassezia spp.). O quadro clínico se manifesta comumente como lesões avermelhadas, escamosas e que podem ser pruriginosas ou não.

Lúpus Eritematoso

Doença imunológica que pode afetar vários orgãos do corpo, sendo a pele um dos mais comuns. Possui caráter crônico, podendo restringir-se somente a pele, dependendo da variante.

Pitiríase versicolor

É uma micose que afeta principalmente adolescentes, apresentando-se com manchas na pele, mais comuns no tronco, que podem ter várias cores, sendo a mais conhecida a lesão hipocrômica (esbranquiçada).

Vitiligo

Doença crônica e imunológico que se apresenta por manchas acrômicas (brancas) na pele de caráter evolutivo ou não.

Alergia

As manifestações alérgicas podem ter caráter genético, ocupacional, ambiental, podendo se manifestar de várias maneiras, e uma delas é através de alterações na pele. Alguns agentes podem ser identificados pela história clínica ou por testes alérgicos, outros não. O tratamento depende da fase da reação e da identificação ou não do agente.

Dermatite atópica

Doença genética com alterações imunológicas que faz parte do quadro de atopia, o qual costuma apresentar-se por asma, rinite alérgica e dermatite atópica, não havendo necessidade que hajam as três manifestações para se dar o diagnóstico. Na pele se manifesta por lesões avermelhadas e pruriginosas, sendo sua localização relacionada à idade do paciente.

Hanseníase

Doença infectocontagiosa causada por uma Micobactéria que pode se manifestar clinicamente de várias formas. Possui tratamento eficaz e deve ser avaliada de forma epidemiológica, ou seja, sempre com o cuidado de avaliar os contactantes próximos.

Micoses

As micoses são doenças causadas por fungos, sendo elas restritas a pele ou não. Dentre as principais micoses acompanhadas no consultório de dermatologia está a Onicomicose (micose das unhas). Essas infecções devem ser tratadas de acordo com sua localização e extensão.

Psoríase

Doença inflamatória crônica e recorrente que acomete, principalmente, a pele e as articulações. Possui caráter genético e alterações imunológicas. Seu diagnóstico muitas vezes é clínico, necessitando de tratamento prolongado.


© 2013-2018 Dra. Tatiana Saboia - Dermatologista - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Badusoft